Qualidade de vida no trabalho envolve algumas áreas que vão desde ter um chefe legal até uma sala agradável. Aliás, essas 2 coisas são as que mais impactam o funcionário no dia-a-dia de trabalho. Pessoas são responsáveis por manter a qualidade no ambiente de trabalho lá em cima; nem os escritórios do Google vão fazer você amar a empresa em que trabalha se seus colegas forem chatos, desrespeitosos e arrogantes. No entanto, um bom espaço físico, organizado, bonito e funcional faz a diferença. Veremos agora 5 fatos importantíssimos capazes de fazer os funcionários trocarem suas casas pelo escritório.
1. Organização
Desorganização não apenas causa má impressão, mas desmotiva as pessoas quando elas não conseguem achar o que procuram, quando percebem que ninguém se importa com isso ou quando não tem os materiais de escritório que precisam para desempenhar suas funções. Segundo uma especialista, a organização do departamento deve seguir 5 áreas principais: papel, material geral de escritório, disposição dos móveis, informação eletrônica e administração do tempo.
2. Conforto
Não é frescura, um espaço em que os funcionários se sintam bem contribui diretamente para felicidade deles e a felicidade tem ligação direta com desempenho. Conforto vai além de uma mesa ampla e uma cadeira confortável, inclui: boa iluminação, ventilação e temperatura agradável.
3. Motivação
Impressão pessoal: 90% dos funcionários não fazem tudo que podem pela empresa que trabalham. Talvez pelo salário que julgam incoerente, mas na maior parte por não possuir autonomia ou abertura suficiente com o seu superior para expressar sua opinião. Funcionários que acham que suas opiniões não são levadas a sério, ou nunca são executadas, ficam indiferentes e se desmotivam depois de algum tempo.
4. Espaços sociais
É sempre bom estimular a comunicação independente na área de atuação. Espaços como jardins, refeitórios, lanchonetes ou salas de relaxamento ajudam as pessoas a se conhecer melhor, trocar informações, ideias e até pode ajudar na solução de problemas profissionais. Além disso, espaços assim geram fluxo de pessoas e é o melhor lugar para manter a equipe informada através de murais com informações úteis — não só relacionadas à empresa, mas também geradas pelos funcionários.
5. Ambiente de trabalho como uma grande Família
Quão perfeito seria trabalhar em um lugar onde os colegas se ajudam e fazem isso porque gostam.
O que torna um ambiente de trabalho praticamente familiar é a sensação de compreensão e amizade, não de competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário