quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como se Apaixonar pelo seu Ambiente de Trabalho

Qualidade de vida no trabalho envolve algumas áreas que vão desde ter um chefe legal até uma sala agradável. Aliás, essas 2 coisas são as que mais impactam o funcionário no dia-a-dia de trabalho. Pessoas são responsáveis por manter a qualidade no ambiente de trabalho lá em cima; nem os escritórios do Google vão fazer você amar a empresa em que trabalha se seus colegas forem chatos, desrespeitosos e arrogantes. No entanto, um bom espaço físico, organizado, bonito e funcional faz a diferença. Veremos agora 5 fatos importantíssimos capazes de fazer os funcionários trocarem suas casas pelo escritório.
1. Organização 
Desorganização não apenas causa má impressão, mas desmotiva as pessoas quando elas não conseguem achar o que procuram, quando percebem que ninguém se importa com isso ou quando não tem os materiais de escritório que precisam para desempenhar suas funções. Segundo uma especialista,  a organização do departamento deve seguir 5 áreas principais: papel, material geral de escritório, disposição dos móveis, informação eletrônica e administração do tempo.
2. Conforto 
Não é frescura, um espaço em que os funcionários se sintam bem contribui diretamente para felicidade deles e a felicidade tem ligação direta com desempenho. Conforto vai além de uma mesa ampla e uma cadeira confortável, inclui: boa iluminação, ventilação e temperatura agradável.
3. Motivação
Impressão pessoal: 90% dos funcionários não fazem tudo que podem pela empresa que trabalham. Talvez pelo salário que julgam incoerente, mas na maior parte por não possuir autonomia ou abertura suficiente com o seu superior para expressar sua opinião. Funcionários que acham que suas opiniões não são levadas a sério, ou nunca são executadas, ficam indiferentes e se desmotivam depois de algum tempo.
4. Espaços sociais
É sempre bom estimular a comunicação independente na área de atuação. Espaços como jardins, refeitórios, lanchonetes ou salas de relaxamento ajudam as pessoas a se conhecer melhor, trocar informações, ideias e até pode ajudar na solução de problemas profissionais. Além disso, espaços assim geram fluxo de pessoas e é o melhor lugar para manter a equipe informada através de murais com informações úteis — não só relacionadas à empresa, mas também geradas pelos funcionários.

5.  Ambiente de trabalho como uma grande Família
Quão perfeito seria trabalhar em um lugar onde os colegas se ajudam e fazem isso porque gostam.
O que torna um ambiente de trabalho praticamente familiar é a sensação de compreensão e amizade, não de competição.


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